September 10, 2004

Para começar!!!

A Lucidez Perigosa

Estou sentindo uma clareza tão grande
que me anula como pessoa atual e comum: é uma lucidez vazia,
como explicar? assim como um cálculo matemático perfeito do qual, no entanto
não se precise.
Estou por assim dizer vendo claramente o vazio
E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior que eu mesma, e não me alcanço.
Além do que: que faço dessa lucidez?
Sei também que esta minha lucidez pode-se tornar o inferno humano- já me aconteceu antes.
Pois sei que - em termos de nossa diária e permanente acomodação resignada à irrealidade- essa clareza de realidade é um risco.
Apagai, pois, minha flama, Deus, porque ela não me serve para viver os dias.
Ajudai-me a de novo consistir dos modos possíveis. Eu consisto, eu consisto,
amém.
Clarice Lispector

No comments: