December 11, 2006

A Arte Africana



A arte africana exprime usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional, criado para ser utilizado, ligado ao culto dos antepassados, profundamente voltado ao espírito religioso, característica marcante dos povos africanos. É uma arte extremamente representativa.
A arte africana chama atenção pela sua forma e estética. Nos simples objetos de uso diário como ornamentos e tecidos, expressam muita sensibilidade.

Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos.

A escultura foi amplamente usada pelos artistas africanos utilizando o ouro, bronze e marfim. As máscaras têm um significado místico e importante da arte africana, uma vez que representam um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas. São usadas nos rituais e funerais. São confeccionadas de barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira.

São modeladas em segredo na selva para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada. O maior acervo da arte antiga africana encontra-se nos museus da Europa Ocidental.


Fontes das imagens: http://www.exibart.com, http://www.craftart.it e http://www.gospark.it

No comments: