June 7, 2008

Gentileza

Gosto muito de observar cenas urbanas. Observar as pessoas nas ruas, no ônibus, no metrô.
Sempre me surpreendo com pequenas coisas, com olhares e também com os gestos de gentileza.
Tudo é muito rápido, mas as cenas se multiplicam dentro de mim. Ficam!

Hoje vi uma mulher meio desesperada na rua. Ela procurava alguma coisa sem parar. Olhava pelo chão sem levantar a cabeça. Eis que aparece um homem e pergunta a ela o que estava acontecendo.
Aí ela explodiu!
___Perdi todo o meu dinheiro!!!!!!
Ele pediu que ela se alcalmasse. Eles atravassaram a rua e entraram num lanchonete.
Ela tomou um copo d'água. Parecia mais tranquila.
Meu ônibus veio.

2 comments:

Sara Villas said...

Vc conhece a história do Gentileza? É um "profeta" que vivia pelas ruas pregando e pintando nos muros palavras de gentileza...
tem uma música da Marisa Monte dedicada a ele, veja que linda

Gentileza
Marisa Monte

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza

Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor, palavra que liberta
Já dizia o Profeta

Sumaya Mattar said...

Sim sara, eu conheço e acho muito bonita. Uma amiga me contou a mesma história. Passei a gostar mais da música.
Tem uma outra música dela que vivo tentando entender... chama-se Maria de Verdade, vc conhece?

bjs e obrigada pelas vinda!