June 6, 2011

Educ-ação


O ponto de ônibus estava até vazio, apenas uma seis pessoas. Havia uma família conversando, descascando balas e jogando a embalagem no chão. Um moço achando aquilo um absurdo disse:
- "Moça, olha aí, caiu, é seu?"
- "Não preocupa não, é só papel de bala".
- "Mas, então, tem que jogar no lixo".
- "Não tô vendo lixo aqui, eu nem sou daqui. Você tem que ver as ruas de onde eu moro, tudo sujo".
- "A senhora me desculpe, mas tem que jogar é no lixo.Tem que cuidar da rua".
- "Tá bom, tá bom"... (levemente irritada) Mas não pegou o papel no chão.
Um tempinho depois o ônibus do senhor passou e ele foi embora. O mais interessante foi a mudança que se operou naquela mulher. Ele ficou muito incomodada, não parava de falar do homem, resmungou por um tempão. Dizia para as filhar: - "Ai, ai, não é só eu que joga lixo no chão, olha essa rua, tá suja...ele devia ver onde a gente mora"...
Provavelmente ela está falando nele até hoje e deve pensar duas vezes, olhar para um lado e pra outro, antes de jogar lixo no chão.
É preciso ter a coragem que ele teve! Uma vez ousei recolher um lixo que uma pessoa jogou no chão e pôr na lixeira. Nossa! a pessoa me xingou tanto.
O que será preciso fazer para que as pessoas cultivem a rua como cultivam suas casas e corpos?

1 comment:

america said...

pois é o que eu sempre me pergunto.
gostei do blog
voltarei