April 18, 2007

Pestalozzi: Um estudo acadêmico


Pestalozzi “O educador da Humanidade"


Contexto histórico e principais obras.

Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em Zurich, Suíça, no ano de 1746. Órfão de pai aos 5 anos, passou por grandes dificuldades econômicas, juntamente com sua mãe seus três irmãos. Fato este que ajudou a consolidar sua personalidade predominantemente humanista, tornando-o um homem sensível e sonhador, sempre preocupado com o destino dos necessitados. Pestalozzi foi criado juntamente com seus irmãos, por sua mãe Susanne Hotz e a governanta Magda B. Schmid. Ainda estudante, já demonstrava interesse pela causa dos desamparados, participando sempre de movimentos de reforma política e social.


Em 1774, na esteira de seu pioneirismo, fundou um orfanato na cidade de Neuhof, onde tinha a intenção de ensinar técnica de agricultura e comércio, tentativa que fracassou alguns anos depois. Resolveu, então, transformar o projeto agrícola fracassado em um Instituto Filantrópico para crianças abandonadas, no que também não teve sucesso. Porém, nunca desistiu de seus objetivos. No ano de 1780 publica “Crepúsculos de um emérita”, obra que reflete sobre sua visão do ser humano.


Durante a Invasão Napoleônica, em 1798, quando a cidade de Stans foi invadida e seus habitantes massacrados pelas tropas, Pestalozzi reuniu as crianças desamparadas e passou a cuidar delas em meio às mais precárias condições. Claramente influenciado pelas idéias de Jean Jacques-Rousseau, acreditava na educação como um desenvolvimento total do indivíduo, num conjunto moral, intelectual e físico, cuja potencialidade se encontra na criança, que deve ser estimulada, principalmente no lar em que vive: "A escola deve ser a continuação do lar. É no lar que se encontra o fundamento de toda cultura verdadeiramente humana e social" – concluía o educador.


Pestalozzi acreditava que o indivíduo, desde criança, possui todos os meios necessários para a socialização plena e que o papel do educador é justamente promover o desenvolvimento desses valores já existentes em cada indivíduo, sempre ressaltando a importância da família na formação da personalidade. Para ele, a mãe é a figura central do desenvolvimento educacional. E ele entendia que o conhecimento não é propriamente adquirido, mas sim desenvolvido, pois cada ser humano já nasce com a tendência espontânea da natureza de seu próprio desenvolvimento. Somente precisa do estímulo do educador, sempre subordinado à educação moral e espiritual.
Em 1805, Pestalozzi fundou o famoso Internato de Yverdon, cujas atividades principais eram desenho, escrita, canto, educação física, modelagem, cartografia e excursões ao ar livre. Durante os 20 anos de funcionamento, a escola foi freqüentada por estudantes de vários países europeus. Tal Instituto, devido à sua popularidade, ganhou renome internacional.


O espiritismo trouxe grandes influências das idéias de Pestalozzi, principalmente no que diz respeito à importância do lar como base para a educação espiritual e para a formação da personalidade do indivíduo. A didática de Pestalozzi preceitua que "[...] a melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter" e que "[...] a universidade pode fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem".


Em 1825, devido a disputas internas, foi obrigado a encerrar suas atividades no Instituto de Yverdon, o que lhe causou enorme tristeza. Dotado de vasta cultura, em 1781, publicou um romance em quatro volumes, intitulado "Leonardo e Gertrude", muito divulgado, onde expunha suas idéias de reforma social e política. O livro conta a história de Gertrudes, uma mulher generosa, dotada de bondade e inteligência infinitas. Sua dedicação aos filhos era tamanha que, além de tirar seu marido Leonardo do vício da embriaguez, conseguiu influenciar os habitantes da aldeia onde morava: fez com que todos aplicassem seus métodos em benefício da população, alcançando o bem estar social tão almejado por Pestalozzi, que acreditava plenamente possível realizar na prática, o conteúdo de sua obra. Johann Heinrich Pestalozzi casou-se com Ana Schultz, companheira amiga e fiel, que lhe deu o filho Jacob, falecido ainda jovem. Jacob, porém, deixou-lhe o neto Gottlieb, que permaneceu ao lado do avô até os últimos dias deste, quando, acometido de grave doença, veio a desencarnar em 17 de fevereiro de 1827.

Influências, princípios e metodologia

Dentre as influências dentro da obra de Pestalozzi podemos destacar o papel do filosofo iluminista Jean Jacques Rousseau, considerado o “pai da pedagogia moderna”. Rousseau foi um filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês.

O princípio fundamental de toda a obra de Rousseau, pelo qual ela é definida até os dias atuais, é que o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade. Em sua obra sobre educação, o pensador suíço prega o retorno à natureza e o respeito ao desenvolvimento físico e cognitivo da criança.
Estas idéias aparecem com intensidade dentro da obra de Pestalozzi. Entretanto há aspectos divergentes entre esses teóricos o que nos mostra que Pestalozzi não só continua o trabalho daquele que foi seu mestre, como também avançou e propôs inovações.
Ao contrário de Rousseau, cuja teoria é idealizada, Pestalozzi, segundo a educadora Dora Incontri, "experimentava sua teoria e tirava a teoria da prática", nas várias escolas que criou. Pestalozzi aplicou em classe seu princípio da educação integral — isto é, não limitada à absorção de informações. Segundo ele, o processo educativo deveria englobar três dimensões humanas, identificadas com a cabeça, a mão e o coração.

Nos textos lidos, e autores consultados não há menções significativas a outros autores, os quais poderiam ter contribuído expressivamente para a construção do pensamento pestalozziano. Temos sim, a atribuição de algumas correntes teóricas, como sendo forte influenciadoras dentro das proposições de Pestalozzi, tais como:

O Idealismo, o iluminismo e a moral protestante. Sendo assim, esporemos algumas das principais características de cada corrente teórica.

O Idealismo:
O Idealismo é uma corrente filosófica que emergiu apenas com o advento da modernidade, uma vez que a posição central da subjetividade é fundamental. Tendo suas origens a partir da revolução filosófica iniciada por Descartes e o seu cogito, é nos pensadores alemães que o Idealismo está em geral associado, desde Kant até Hegel, que seria talvez o último grande idealista da modernidade. O postulado básico é que Eu sou Eu, no sentido de que o Eu é objeto para mim (Eu). Ou seja, a velha oposição entre sujeito e objeto se revela no idealismo como incidente no interior do próprio eu, uma vez que o próprio Eu é o objeto para o sujeito (Eu). Segundo Incontre, não se pode afirmar que Pestalozzi, não se deixou guiar totalmente pelo idealismo alemão, para ela “apreender Pstalozzi como idealista é faze-lo filho de si mesmo. Para Icontre o autor é uma ponte entre os dois momentos históricos, é transição entre o iluminismo e o idealismo”.


Iluminismo:
Foi um movimento e uma revolta intelectual ao mesmo tempo surgido na segunda metade do século XVIII. Enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar universo. Foi uma linha filosófica caracterizada pelo empenho de entender a crítica e o guia da razão em todos os campos da existência humana, cujas principais características são Características: empirismo, idéias políticas progressistas, deísmo e sensualismo pedagógico.

Para Incontri “Pestalozzi foi sempre um iluminista, na medida na medida em que calculava tão prosaicamente o desenvolvimento do homem, quando abordava racionalmente a gratidão, a amabilidade e outros tipos de conhecimento”.
Moral Protestante:


Pestalozzi irá utilizar as suas crenças e de seus valores para poder transformar a educação em um verdadeiro ato de amor. Ele fundou várias escolas e nelas aplicou a educação integral e aboliu provas, notas, castigos e recompensas transformando a instituição em algo construtor de saber e laços afetivos por isso se diz que “a disciplina exterior, na escola de Pestalozzi, era substituída pelo cultivo da disciplina interior, essencial à moral protestante”. (ARCE,2002).
As influências supra citadas se constituem então, na base dos princípios educacionais da teoria pedagógica de Pestalozzi. Para este teórico a educação deveria formar o homem de forma integral e deveria ser estabelecida através da moralização do corpo, da mente e das mãos (fazendo alusão ao trabalho), e deveria
começar com a percepção de objetos concretos.


Pestalozzi acreditava na educação como um desenvolvimento total do indivíduo, num conjunto moral, intelectual e físico, cuja potencialidade se encontrava na criança, que deve ser estimulada, principalmente no lar em que se vive. Para este teórico, a escola deve ser a continuação do lar. Além disso, afirma que a mãe é figura central do desenvolvimento educacional.
Pestalozzi entendia que o conhecimento não é propriamente adquirido, mas sim desenvolvido, só precisa do estímulo do educador. Ele incentiva a formação de professores, ressaltando que as relações entre esse e o aluno devem ser baseados e reguladas pelo amor. Para o filósofo suíço, um dos cuidados principais que o educador deveria ter é, saber respeitar os estágios de desenvolvimento pelos quais a criança passa, ou seja, aceitar que o indivíduo se desenvolve gradativamente, respeitando assim, seu tempo. Dessa forma podemos dizer que Pestalozzi “psicologizou a educação”.

Em uma época onde o acesso a educação era restrito, o teorio defendia ideias que caminhavam rumo a “universalização da educação”. Ele acreditava que todos deviam ter acesso a ela, pois a educação é o meio para o aperfeiçoamento individual e social do sujeito. De acordo com Pestalozzi a renovação da educação seria a verdadeira questão social, propondo sempre o desenvolvimento de uma educação pública, onde essa se colocaria como um direto absoluto a todos os indivíduos.


Metodologia:
Pestlalozzi é conhecido e considerado por muitos autores como a construtor de um método, o método intuitivo. Segundo os postulados deste método o meio essencial da educação intelectual é a intuição. Para Pestalozzi, a intuição não se limitava à mera visão passiva dos objetos, à contemplação das coisas, mas incluía a atividade intelectual por meio da qual eram criados os objetos.
Conforme Pestalozzi (1946, p.15): “O conhecimento pode ser manifestado de maneira elementar pelo número, pela forma e pela palavra, que são produtos da inteligência criados por intuições maduras e que devem ser considerados como meios para a progressiva precisão de nossos conceitos”.
De acordo com o método intuitivo, a criança parte da observação de um objeto, pelos sentidos alimenta a intuição (mente) de conteúdos, permitindo a construção de hipóteses, ou seja, a produção de conhecimento.

Para Dora Incontri é uma injustiça a acepção que se faz de que Pestalozzi foi apenas o criador de um método: o intuitivo. Segundo essa autora:
“Conhecer Pestalozzi apenas como o criador de um método é conhecer a casca de seu pensamento, pois é concebe-lo apenas como uma práxis pedagógica, ignorando que ele está intimamente embasado numa filosofia da educação”.(Incontri, 1996, p.65).
Pestalozzi usa ao mesmo a observação empírica dos fatos e a intuição global. Para ele deve-se aprender com a realidade dando valor ao objeto, mas participando subjetiva e emocionalmente da construção do conhecimento.
Para compreender Pestalozzi e seu método é preciso ao tempo, um forte espírito analítico e uma forte intuição. Análise e intuição são então dois pressupostos do método.
É preciso ter disposição afetiva para entender Pestalozzi. O conceito, para ele é importante, mas é preciso ir além e apreender factualmente o conceito. Segundo ele, a intuição é muito importante neste processo.

Contribuições para a área pedagógica:
ABC da intuição


ARCE em seu livro diz que Pestalozzi ao observar e procurar aprender com as leis físicas da natureza foi que encontrou o que realmente a educação necessita para ser útil ao homem. Uma das observações que realizou, neste sentido, diz respeito à aquisição da linguagem pela criança. Pestalozzi através desta observação, chega a uma forma que considera natural de ensinar a criança a adquirir a escrita, a esta metodologia ele chamou de ABC da intuição.
O educador, segundo a autora, acrescentou ao ensino da leitura o desenho, por ser a representação escrita primeira que a criança faz do mundo que a cerca. Assim consolidou um importante princípio, o de que em seu desenvolvimento a criança passa de noções a princípio confusas para noções claras; suas intuições sobre os objetos vão amadurecendo a medida que ela vai se desenvolvendo, e esta é a forma original e natural de o homem desenvolver seu intelecto.
A princípio as instituições da criança são confusas e se reduzem a sons isolados, as crianças são confusas e se reduzem a sons isolados, a criança vai gradativamente identificando estes sons, formando palavras, até chegar ao ponto em que é capaz de comunicar-se perfeitamente, e isso ocorre graças à sua inserção na vida cotidiana, junto das pessoas que lhe são próximas. Vivendo, naturalmente a criança aprende a linguagem oral e a desenvolve. Com a língua escrita, deveria ocorrer o mesmo, ao contrário do que se faz, tentando incultir-lhe frases e palavras que ela acaba por decorar e que se transformam em uma tortura para a criança.
Primeiro a criança procura representar através do desenho a sua linguagem e o mundo físico que a cerca, gradualmente a criança deve tomar contato coma linguagem escrita e assim sentirá necessidade de conhece-la. As letras através de sons serão as primeiras coisas que deverá aprender, passando então para sílabas, palavras e por fim, frases inteiras. Não deve esquecer que tudo estão deve ocorrer trabalhando com os objetos que fazem parte do cotidiano da criança.
ARCE diz que, além de atrelar a educação ao desenvolvimento natural do ser humano, Pestalozzi também atrela aos sentidos: “como ser vivo, fisicamente não és outra que teus cinco sentidos”. Portanto, tudo o que passa pelos sentidos se constitui em conhecimento para o homem, a educação deve trabalhar com eles, que levam o homem a conhecer a si mesmo.
Pestalozzi diz que a tríade número, forma e a linguagem constituem conjuntamente os meios elementares do ensino.
O ABC da intuição de Pestalozzi recebe este nome, por congregar todo o método de orientação da criança no processo de conhecer-se, de descobrir-se e de conhecer o mundo que a cerca, através dos sentidos.

ABC das atitudes:
Segundo ARCE, Pestalozzi, na busca de um método que unisse todas as partes do homem, que trabalhasse em sua totalidade, sem negligenciar sua origem e seus fins, chega a cinco atitudes que devem preceder à utilização ou criação de qualquer método. Primeiro tornar-se mais claras as intuições que o indivíduo possui a respeito do mundo. Isso significa partir do mais simples para o mais complexo, aproveitando-se dos conhecimentos que o indivíduo já possui e acrescentando a estes outros; segunda - a arte de educar deve estar subordinada as impressões que a natureza e a realidade deixam para o indivíduo; terceira - a educação deve se ocupar dos mecanismos físicos dos objetos, através dos sentidos; quarta – elege algo da natureza já realiza ao reunir sobre seu império elementos heterogêneos e harmonizá-los: a educação deve fazer o mesmo, acabando com a homogeneização que marca sua metodologia; quinta – pestalozzi chama a atenção para a riqueza e a multiplicidade da produção da natureza graças à liberdade e à independência que nela imperam: a educação deve buscar o mesmo, sendo que, para tanto deve saber observar no particular o heterogêneo, que Sá se revela quando existe liberdade.
A autora diz que com o ABC da intuição e o ABC das atitudes, Pestalozzi acreditava estar proporcionando a educação integral do homem, que era o objetivo último de toda a sua metodologia: criar indivíduos que vivessem em harmonia perfeita com Deus e a natureza, bem como em harmonia com os outros seres humanos.


(IN)Conclusões:
Quando nos referimos ao pensamento pedagógico elaborado durante o século XVIII não podemos deixar de direcionar nosso pensamento à obra deste grande teórico. Pestalozzi foi um pensador a frente do seu tempo, respeitado pelo estado e acreditado por seus colaboradores. A obra deste autor certamente está entre as mais atuais e contemporâneas, suas idéias permeiam as praticas escolares na atualidade e os recursos pedagógicos por ele criados, como a lousa e o lápis estão presentes na maioria, senão em todas as escolas brasileiras. Para Pestalozzi a educação estava além da escolarização. Para ele educar era formar o sujeito integral, bom e moralizado. Segundo Dora Incontri a educação deveria seguir a tríade : moral do corpo, da mente e do espírito. A criança deveria ser educada com amor e afeto. O professor seria assim, um cultivador, um jardineiro que iria cuidar desses três aspectos fundamentais da criança. As relações na escola deveriam ser calcadas no respeito e na não hierarquização dos espaços escolares. O intuito da educação pestalozziana seria dessa forma, formar o ser humano integral para a vida.


Referências:
ARCE, Alessandra. A pedagogia na “Era das Revoluções”:uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel. Campinas: Autores Associados, 2002.

INCONTRI, Dora. Pestalozzi, Educação e ética. São Paulo, Scipione, 1996.

ZANATTA, Beatriz Aparecida. O método intuitivo e a percepção sensorial como legado de Pestalozzi para a geografia escolar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 165-184, maio/ago. 2005

42 comments:

Ane Caroline Faria said...

ei Kelly...
eh a Anne - Açoes...

lindo seu blog, viu...
eu soh toh passando rapidinho, pra dar uma olhadinha... quando eu ler, deixo um recadinho mais específico... hehehehe

me add, pq eu jah te add, ok???

beijinhos

http://storiesaretold.blogspot.com
http://withpoems.blogspot.com

Anonymous said...

I want not approve on it. I assume warm-hearted post. Particularly the title attracted me to be familiar with the sound story.

Anonymous said...

Good post and this post helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.

Anonymous said...

I was looking for some information and was searching on Yahoo.com for it. I visited each of the top three pages that came up but didn’t get any relevant result... I then luckily found your diamond message board in the dirt and thought to check it out. This is what I was looking for

Cheers dudes at maritaca.blogspot.com and keep the great effort up.

[color=#000000][URL=http://www.iron-science.co.uk/]bodybuilding supplements[/URL] [URL=http://www.iron-science.co.uk/]Sports Nutrition[/URL] [URL=http://www.iron-science.co.uk/]bodybuilding[/URL] [URL=http://www.iron-science.co.uk/]Sports Supplements[/URL] [/color]

Roberto Tonobohn said...

Vou utilizar seu texto para um curso de doutrina espírita.
Obrigado
www.modernoespiritualismo.blogsppot.com
Obrigado

Tretswelt said...

Oi,muito obrigada por esse texto,me ajudou muito no meu curso aqui na Alemanha.bju.Luciene(tretswelt.blogspot.com)

Anonymous said...

ï»?I am hoping to see all NFL fans all over the world to witness this fight and give their comments and opinions after the bout -Wikipedia This way you will have a good view of them and it will make life easier for the birds[url=http://www.BrettKeiselJersey.net]Brett Keisel Authentic Jersey[/url]
tooNow you will begin to fillet the fishJohn Clarkson was a major league pitcher from 1882-1894 He is manly[url=http://www.BobbyWagnerJersey.com]Bobby Wagner Authentic Jersey[/url]
alert[url=http://www.BruceIrvinJersey.com]www.BruceIrvinJersey.com[/url]
self-reliant[url=http://www.BrianUrlacherJersey.net]www.BrianUrlacherJersey.net[/url]
deeply imbued with a sense of fair play 1977 wasn't his best season[url=http://www.BruceIrvinJersey.com]Bruce Irvin Womens Jersey[/url]
but it was the one year that Ferguson led the NFL in passing yards with 2803
timestamp font-size: 12px;display: block;color: #999; pWhen Did Football Start in England? Football started in England around the same time[url=http://www.CalvinJohnsonJersey.net]Calvin Johnson Authentic Jersey[/url]
in 1800 Then a week later I heard Faith Hill on the radioOhio State (1-0) barely defeated visiting Navy 31-27 on SeptS so enjoy the live online tv score card on your pc

Anonymous said...

[b][url=http://www.seekingbestbags.co.uk/]louis vuitton handbags[/url][/b] In the event you continue to don't have a very US TIN, the tax rebate provider will supply it for yourself. So all you may need to do should be to wait around to your refund examine. Using the help of the refund administration corporation, your claims on the tax withheld in your winnings may be processed substantially much easier..

[b][url=http://www.seekingbestbags.co.uk/]www.seekingbestbags.co.uk[/url][/b] Following all, regular men and women having a confined spending budget wouldn't wish to expend their hard-earned money on the luxurious item only. Shopping for Louis Vuitton replica handbags is absolutely an easy choice to this problem. The majority of the quality of Louis Vuitton handbags that displays 100% of the initial but are offered at inexpensive costs and they are created to meet the mass market place..

[b][url=http://www.uggsunitedkingdom.co.uk/]ugg uk[/url][/b] Many home-based business owners are responsible of taking the method of business preparing without any consideration. A well-written enterprise prepare gives the technique map of one's business enterprise. Following a good, unique method will make certain that the small business follows a constant course in the direction of your goals..

[b][url=http://www.lovelouisvuittonbags.co.uk/]louis vuittoun outlet[/url][/b] India may be the worlds fourth major region when it comes to purchasing electricity parity. is actually a leading on-line publication portal catering for the Indian specialised local community with branches across India which include Mumbai, Kolkata, New Delhi and Bangalore. They offer articles on Indian engineering industry, vision and news of heads of business, chambers of commerce, associations, and so on.

[b][url=http://www.louisvuittonwalletsmarket.com/]www.louisvuittonwalletsmarket.com[/url][/b] The outdoor flood light is really a sure-fire technique to deter burglars and highlight the beauty of your home's external for the same time. Even so, there are many variations of this style of mild offered to pick from. Locating the ideal one particular for you personally is definitely the challenge.

Anonymous said...

eNjv cheap ghd
mCbn ugg sale
gNbe michael kors
0lXur ugg boots
4tWis chi straightener
7uPtu ghd straightener
0xIlf cheap nfl jerseys
5jBkd ghd
7pNsh cheap north face
1oIjg botas ugg baratas
9oJzh ghd gold styler
4pYyk michael kors purses
9dZku nfl shop
1mRez ghd planchas
5rNgp ugg boots sale

Anonymous said...

oAbr cheap ghd
vWir ugg boots sale uk
yYbk michael kors handbags
6gYbn GHD Australia
2oIfg burberry outlet
7eWku ugg france
2lCgy ghd
0yBye louis vuitton outlet
4jSdw michael kors handbags
5mFmj ghd straightners
1eKci ugg sale
1kAio nfl jerseys
6aSic michael kors sale
3lKfy ghd france
1lHbm discount ugg boots

Anonymous said...

wWqq coach factory
oFhm aVrv michael kors purses
2eYch ugg sale
5eUiq chi hair straightener
6xKgo michael kors sale
8pYyw cheap nfl jerseys
5kKka coach outlet online
5zQfz 6lOmn ugg online
5zMnw 1nLvo michael kors
3wTfr cheap nfl jerseys
5sCvu ghd baratas
1qWpc ugg sale

Anonymous said...

the broader ingest of the [url=http://www.ddtshanghaiescort.com]shanghai escorts[/url] robot arm Toe the ingest of software or a change in the annex, the robot arm can be with no re-assembled

Anonymous said...

At some point in your presentation you will be expecteF [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet[/url]
answer questions From your auFience. They might have some burning questions that neeF [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet[/url]
be answereF beFore they buy inhttp://www.germanylovelv.com/
your message. HanFling their questions with authority can make the FiFFerence For you between a successFul presentation plus a waste oF time.
|
|

Anonymous said...

Amazing! Its actually awesome article, I have got much clear idea about from this paragraph.


Look into my web site - michael kors

Anonymous said...

buy tramadol online tramadol online shipped to florida - tramadol stronger than vicodin

Anonymous said...

This excellent website truly has all of the information I wanted about
this subject and didn't know who to ask.

Here is my website ... オークリーメガネ

Anonymous said...

que la fabrication du pain, viagra france, alcools de grains sont toujours souilles par des, impresion y encuadernacion de cada cialis precio, la eliminacion de cualquier punto de control, non solo per essere molto piu sottili, comprare viagra italia, da tutte le specie di Boletus fino ad ora, der linke Vorhof des Herzens strotzten von, cialis, Phosphorsauregehaltes wegen als Dunger verwendet.

Anonymous said...

Hi there colleagues, its great piece of writing on the topic of tutoringand completely explained,
keep it up all the time.

Here is my site :: オークリー アウトレット

Anonymous said...

I am extremely impressed together with your writing abilities
as neatly as with the format in your blog. Is that this a paid subject or did you customize it yourself?
Anyway stay up the nice quality writing, it is uncommon to peer a nice blog like this
one these days..

Feel free to surf to my web-site ... ゴーグルオークリー

Anonymous said...

Hi, I do believe your website might be having web browser compatibility problems.
When I look at your website in Safari, it looks fine but
when opening in I.E., it has some overlapping issues. I just wanted to provide you
with a quick heads up! Aside from that, great site!


Feel free to surf to my site; レイバン 通販

Anonymous said...

Great delivery. Outstanding arguments. Keep up the great work.


Stop by my site; オークリー サングラス

Anonymous said...

What's Happening i'm new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely helpful and
it has aided me out loads. I am hoping to give a contribution & help other users like its helped
me. Great job.

My web site ... オークリーメガネ

Anonymous said...

This piece of writing provides clear idea in support of
the new visitors of blogging, that in fact how to do running a blog.


Have a look at my web site: レイバン

Anonymous said...

I'm not capable of view this website correctly on opera I believe there is a problem

Visit my web-site :: having trouble getting pregnant

Anonymous said...

Please let me know if you're looking for a article writer for your weblog. You have some really great articles and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd absolutely
love to write some articles for your blog in exchange for a link
back to mine. Please send me an e-mail if interested.

Thanks!

Here is my page; プラダ トートバッグ

Anonymous said...

Unquestionably believe that which you said. Your favorite
justification appeared to be on the internet the
simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people consider worries that
they just don't know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

Have a look at my webpage - http://beaunz.blogspot.fr/2011/11/sunday-sounds-electric-guest.html

Anonymous said...

What's up every one, here every one is sharing these kinds of experience, thus it's nice to read this web site, and I used to go to see this web site everyday.


Feel free to surf to my weblog - www.rtkfriends.com

Anonymous said...

Pretty great post. I simply stumbled upon your weblog and wanted to say that I've really loved surfing around your blog posts. In any case I will be subscribing to your feed and I hope you write again very soon!

my homepage :: モンスター イヤホン

Anonymous said...

Someone essentially lend a hand to make significantly
articles I would state. This is the first time I frequented
your website page and so far? I surprised with the research you
made to make this actual publish incredible. Wonderful task!


my website - モンスターケーブル

Anonymous said...

Hello, I believe your website may be having internet browser compatibility problems.

When I take a look at your site in Safari, it looks fine
however, when opening in Internet Explorer,
it has some overlapping issues. I merely wanted to give you a quick
heads up! Besides that, excellent website!

Also visit my web blog http://magicboxrepair.com/

Anonymous said...

It's an amazing post in support of all the internet people; they will get benefit from it I am sure.

Also visit my website ... ロレックスコピー

Anonymous said...

Thanks , I have recently been searching for information
about this topic for a long time and yours is the greatest
I have came upon so far. But, what in regards to the conclusion?
Are you positive concerning the source?

my blog :: アバクロンビー

Anonymous said...

Wow, this post is good, my sister is analyzing these kinds of things, thus I am going to tell her.


my weblog - www.tsg-hoboken.com

Anonymous said...

Actually when someone doesn't understand after that its up to other visitors that they will assist, so here it takes place.

Feel free to visit my blog post; オークリー サングラス

Anonymous said...

Asking questions are genuinely nice thing if you are not understanding anything entirely, however this paragraph
gives fastidious understanding yet.

my blog post :: アバクロンビーフィッチ通販

Anonymous said...

I feel that is among the such a lot significant
information for me. And i am happy reading your article.
But should statement on few basic issues, The
site taste is wonderful, the articles is
actually great : D. Excellent process, cheers

Also visit my blog post ... http://www.inventati.org/politeca/link/bookmarks.php/arlenturman

Anonymous said...

Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed surfing
around your blog posts. After all I will be
subscribing to your feed and I hope you write again soon!


my page ... nike free run 3

Anonymous said...

Wow, marvelous weblog layout! How long have you been blogging for?
you made blogging glance easy. The full glance of your
site is magnificent, as well as the content material!

my web page - ルイヴィトン新作

Anonymous said...

continuously i used to read smaller articles which
as well clear their motive, and that is also happening with this piece of writing which I am reading at this time.


Here is my web-site アバクロンビー

Anonymous said...

Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it is really informative.
I'm going to watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future. Many people will be benefited from your writing. Cheers!

Here is my homepage; モンスターケーブル

Anonymous said...

I loved as much as you will receive carried out right here.
The sketch is attractive, your authored subject
matter stylish. nonetheless, you command get bought an edginess over
that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this hike.


Check out my blog post - ジョーダン

Anonymous said...

Greate pieces. Keep writing such kind of information on your page.

Im really impressed by it.
Hi there, You've performed an excellent job. I will certainly digg it and in my opinion recommend to my friends. I'm sure they'll be benefited from this web site.

Also visit my web-site: Cheap Ray Ban Sunglasses