October 15, 2010

Dia do professor : alguns marcam para sempre

 Eu tive, realmente, professores e professoras que marcaram minha vida. Me lembro do nome de cada um, pois sempre os revisito nas memórias vivas que guardo de cada gesto, de cada palavra, de cada momento marcante. Me lembro demais de uma professora de Português, Dayse, da 5a série. Ela nos insentivava muito a falar e escrever. Adorei cada aula! Me marcou muito o professor José Maria, de História, já no Ensino Médio. Ele tinha um tom frio, e rígido. Mas um fogo intenso brotava dele ao falar sobre temas como a 2a Grande Guerra e as Revoluções. Bebia cada palavra! D. Eliana Rosa, minha primeira professora, maravilhosa! Ela se desdobrava para nos fazer penetrar atentamente ao reino das primeiras letras. Contava histórias, ilustrava letras, colava nossos trabalhinhos nas paredes da classe. Incansável na tentativa de incluir todas as crianças em cada aula. Aprendi a ler! 
Para todos os que mencionei e a todos os outros, vai um poema da Rosena Murray...


A PROFESSORA
Com sua lanterna de abrir o céu,
de iluminar as profundezas do mar,
a professora soletra nosso pequeno
coração.

E todos os dias,
diante de nossos olhos
assombrados,
ela costura o passado e o futuro,
desembrulha
os segredos do universo.

in Artes e Ofícios, ed. FTD

1 comment:

Anonymous said...

Parabéns pelo seu dia Kel!!!
A gente precisa se ver...
bjs!

Sol